O Sindjus manifesta REPÚDIO ao discurso proferido na noite desta quinta-feira (16) pelo secretário nacional da cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim. A proposital reprodução em sua fala de parte de um discurso do chefe da propaganda nazista, Joseph Goebbels, representa uma afronta aos princípios democráticos e um recado claro à população brasileira, o de que este governo simpatiza com os ideais que ajudaram a escrever o capítulo mais deplorável da história mundial.

Diante de tamanho absurdo, entendemos que é DEVER de todos aqueles que se dizem defensores da democracia e da liberdade repudiar veementemente o fato, os agentes que o perpetraram e impedir a banalização da barbárie. Não podemos nos calar diante do horror. É preciso, sim, posicionar-se sempre que houver ameaças à democracia, pois esta não se trata de uma questão partidária, mas de princípios, de civilidade e de humanidade. É necessário enfrentar a tirania e o autoritarismo. E é imprescindível conhecer a história e lutar para que ela não se repita.