Na tarde desta quarta-feira (9), diretores do Sindjus estiveram no Tribunal de Justiça (TJRS) para acompanhar a primeira chamada dos técnicos judiciários convocados para fazer a escolha de suas comarcas. Na oportunidade, o coordenador-geral do Sindicato, Fabiano Zalazar, e o diretor de Comunicação do Sindjus e Coordenador Regional Sul da Fenajud, Emanuel Dall’Bello, conversaram novamente com o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti e também com a diretora da Direção de Gestão de Pessoas (DIGEP), Magdala de Leon para reforçar o pleito do Sindjus em relação às remoções.
Os sindicalistas pontuaram a importância de garantir as vagas a todos os servidores que estão requerendo remoções e que o edital, previsto para sair ainda no primeiro semestre do ano, seja antecipado para as próximas semanas, a fim de contemplar os servidores que já aguardam há anos pelas remoções.
Os representantes da nova Administração do TJRS informaram aos diretores, que já estão sendo tomadas as providências para operacionalizar a garantia de vagas aos servidores, que realizaram os requerimentos por meio do Sindicato e que estão atuando para que o edital seja publicado o mais breve possível.
A diretora do DIGEP pontuou que o sistema de remoções passará por mudanças substanciais com a nova regulamentação do PCCS, o que, em suas palavras, irá desburocratizar e dinamizar os processos de movimentações de servidores entre as comarcas, e que estão avaliando a melhor sistemática para implementar o processo de remoção nesse momento de transição. Informações oficiais por parte do Tribunal devem ser disponibilizadas em breve.
Também na tarde desta quarta-feira, os dirigentes acompanharam a posse da nova diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Alessandra Abrão Bertoluci, realizada no Foro Central II.