Durante a última semana, o Diretor de Comunicação do Sindjus/RS e Coordenador Regional Sul da Fenajud, Emanuel Dall’Bello, esteve em Brasília para representar a Federação nas principais mobilizações da categoria.
Na terça-feira (29), junto a uma comitiva de entidades sindicais no Senado Federal, Dall’Bello atuou pela aprovação do PLP 04/22, que visa permitir a incorporação aos vencimentos dos servidores públicos de benefícios associados ao tempo de serviço exercido entre 27 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Na mesma data, o grupo de dirigentes tratou com senadores sobre a PEC 63/13 (que institui a parcela indenizatória de valorização por tempo na Magistratura e Ministério Público), seus desdobramentos e “a sanha insaciável das cúpulas das nossas instituições sobre o orçamento público”, apontou o diretor.
“Fomos recebidos também pelo deputado Reginaldo Lopes, da liderança do PT na Câmara. Abrangemos o debate e tratamos sobre a necessidade da democratização dentro do sistema de justiça, tanto do judiciário quanto do Ministério Público, para que os servidores tenham acesso a votação para a administração dessas instituições”, completou.
O coordenador da região Sul também participou de ato de rua em apoio aos trabalhadores do serviço público federal pela recomposição salarial de 19,99%. Manifestantes marcharam até o Ministério da Saúde para protestar contra o descaso com a saúde e seus trabalhadores; passaram ainda pelo Ministério do Trabalho e Previdência em solidariedade aos servidores do Instituto Nacional Do Seguro Social (INSS), que já se encontram em greve em vários estados, partindo depois para o Ministério da Economia de onde, com palavras de ordem, os servidores mandaram o recado para o ministro Paulo Guedes cobrando instalação imediata da mesa de negociação para atender a pauta reivindicada.
O dirigente representou os servidores do Judiciário dos estados no Encontro dos Trabalhadores do Ministério Público, realizado pela Fenamp e Ansemp nos dias 27 e 28 de março. O evento ocorreu em formato híbrido e foi marcado pelos debates do II Congresso Ordinário da FENAMP, que elegeu a nova Coordenação Executiva da entidade para o triênio 2022/2025 e Conselho Fiscal, e pela definição do plano de lutas prioritárias para este ano.
O coordenador da Fenajud participou da abertura e apresentou a Resolução Política da Federação que visa construir, com os servidores da Justiça Estadual, dos Ministérios Públicos e outras categorias, uma plataforma política de lutas dos servidores com intuito de promover candidaturas que tenham afinidade com as reivindicações da categoria. O texto foi aprovado sem alterações pelos presentes no Congresso. Após apresentar a Resolução da Fenajud, o diretor convidou os representantes da FENAMP para participar do processo de construção e da defesa da plataforma defendida, qual seja, o “apoio a candidatos e candidatas que venham a trabalhar com as pautas da classe trabalhadora e compromisso efetivo com o povo brasileiro”.
Houve ainda o processo eleitoral da entidade, onde apenas uma chapa foi inscrita e essa chapa foi eleita pelos presentes. “Parabenizando os vencedores, garanti que estaremos lado a lado para construirmos conjuntamente os enfrentamentos necessários”, disse.
Fonte: Cris Azevedo/ ASCOM Fenajud