Na última semana, dirigentes do Sindjus cumpriram agenda de visitas pelo interior do estado e serra para retomar as rodadas de diálogo com a categoria. O roteiro contemplou as comarcas de Mostardas, Tramandaí, Osório, Torres, São Francisco de Paula, Parobé, Estância Velha, Sapiranga e Novo Hamburgo.

Nos encontros, os diretores Marco Velleda e Valter Macedo atualizaram as servidoras e servidores sobre o andamento das principais pautas da categoria, especialmente quanto à revisão da matriz salarial e atualização do plano de carreira. Os dirigentes reforçaram a importância da participação da categoria na plenária virtual que será realizada nesta sexta-feira (14) para debater os temas. Os sindicalistas também receberam relatos sobre as dificuldades enfrentadas nos locais de trabalho, que vão desde problemas operacionais e de infraestrutura, até o déficit de servidores em algumas comarcas, o que causa sobrecarga e acúmulo de trabalho.

Outro tema abordado nas reuniões foi a conjuntura eleitoral, que tem causado bastante debate e preocupação entre a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras. “Há insegurança sobre o que pode acontecer dependendo do resultado do pleito, principalmente com a ameaça do retorno da discussão sobre a reforma administrativa que visa o desmonte do serviço público. Há dois projetos em disputa, um que se comprometeu com a nossa plataforma em defesa do funcionalismo e outro que coloca em xeque nossas carreiras e o próprio serviço público”, pontuou o diretor de comunicação do Sindjus, Marco Velleda.

“Todas as visitas até o momento foram muito produtivas e com interação das pessoas presentes. Muitos estão preocupados com o descaso da Administração em não responder concretamente nossas pautas”, apontou o diretor de política e formação sindical, Valter Macedo. O diretor também destacou a chegada de novos servidores para fortalecer a luta sindical.  Durante as visitas, o Sindjus recebeu dois novos filiados, que assumiram recentemente como técnicos judiciários: o servidor Maurício da Silva Espírito Santo, da comarca da Estância Velha, e Davi Eduardo Stelter, da comarca de Novo Hamburgo.

A direção pretende manter nas próximas semanas para intensificar o diálogo e engajar a categoria nas ações de mobilização que o sindicato vai promover pela defesa da revisão da matriz salarial e atualização do PCCS. Além da plenária do dia 14 de outubro, haverá uma Assembleia Geral Extraordinária no início de novembro.