Realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro em Belo Horizonte, o 10º Encontro de Comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) agregou dirigentes sindicais e profissionais de comunicação de sindicatos de todas as regiões do Brasil para pensar a estratégia conjunta para o ano de 2023. O evento foi realizado pela Federação em parceria com o SINJUS-MG e o Serjusmig.

Ao longo do evento, foram realizadas atividades de formação e debates para o público de comunicadores e representantes das direções sindicais. O social media da Fenajud, Caique Oliveira, apresentou um panorama sobre a estratégia de linguagem no meio digital e orientações e dicas práticas para assertividade nas publicações e anúncios para redes sociais. Em seguida, oportunizou um espaço para que os presentes pudessem aplicar os conhecimentos, realizando uma oficina em que dirigentes e profissionais de comunicação debateram alternativas para melhorar os conteúdos em perfis e páginas institucionais.

Milton Pomar, professor que atua na produção de planejamento sindical há três décadas, explanou sobre a  importância do planejamento estratégico na política e na comunicação sindical e apresentou um panorama sobre o quadro geral de sindicalização no Brasil, a fim de demonstrar os principais obstáculos que o segmento enfrenta diante da conjuntura política e social. Pomar também orientou uma oficina para a construção de propostas de campanhas nacionais da Fenajud com os sindicatos de base, nas áreas de democratização do Judiciário, valorização do serviço público, saúde das trabalhadoras e trabalhadores.

O Sindjus/RS foi representado pelo Departamento de Comunicação, com o diretor da pasta, Marco Aurelio Velleda, e as assessoras Joice Proença e Juliana Campani. O dirigente pontuou a importância de atividades como o  encontro nacional para a integração das equipes de comunicação dos diversos sindicatos, a fim de tornar efetiva a comunicação em rede e colaborativa para fortalecer a política sindical. Ressaltou, ainda, que é fundamental a quebra de paradigmas no modo de fazer a comunicação sindical, destacando a construção da política de comunicação com horizontalidade e a necessidade de atualização e formação permanentes para conquistar os resultados e ampliar o diálogo com a categoria e a sociedade em geral. “Precisamos estar em constante aprendizado para evoluir na forma de comunicar e nos aproximar do nosso público e dos nossos objetivos. Sem priorizar a comunicação, não há efetividade na política sindical”, defendeu.

Fotos: Cris Azevedo /Fenajud
Joice Proença/Sindjus-RS