O desembargador Alberto Delgado Neto foi eleito presidente do Tribunal de Justiça (TJRS) com 77 votos . O resultado foi anunciado na tarde desta segunda-feira (4), após a realização de uma votação virtual.
A chapa 2, que tinha como candidato à presidência o desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, conquistou 69 votos.
“O Sindjus deseja que a nova gestão seja profícua e aberta ao diálogo por meio da mesa permanente de negociação e com espaço para a presença do do sindicato, representação legítima dos servidores e servidoras, nos espaços de debate e construção de políticas para servidores e servidoras da instituição. Vamos nos manter mobilizados para cobrar e assegurar os direitos da categoria, como a revisão do PCCS, e os avanços que defendemos, especialmente a democratização do Judiciário”, declarou o coordenador-geral do Sindjus, Osvaldir Rodrigues.
Quem é o próximo presidente do TJRS
Alberto Delgado ingressou no Poder Judiciário em 1990, foi eleito 1º vice-presidente do TJRS para o biênio 2022-2023. Atualmente ocupa a também a presidência do Conselho de Informática do TJRS e do Conselho de Política Salarial do TJRS.
Além de Delgado, a gestão que está à frente do TJRS no biênio 2024/2025 também terá a seguinte composição: Ícaro Carvalho de Bem Osório (1º vice-presidente), Sérgio Miguel Achutti Blattes (2º vice-presidente), Lusmary Fatima Turelly da Silva (3ª vice-presidenta), Fabianne Breton Baisch (corregedora-geral da Justiça).
Órgão Especial
Também eleita a nova composição do Órgão Especial, que é composto por 25 membros, sendo os demais cargos ocupados por 13 membros natos/antiguidade, além dos cinco integrantes da Administração eleita. A posse da nova gestão será em fevereiro.