Em um momento importante de fortalecimento do espaço de diálogo institucional, o Sindjus obteve junto à Administração do Tribunal de Justiça (TJRS) a autorização para a atuação dos servidores e servidoras interessados em trabalhar como voluntários em ações de suporte às pessoas afetadas pelas enchentes e situações de reconstrução dos locais afetados pelas inundações.

A iniciativa tem como objetivo incentivar o trabalho cidadão dos trabalhadores e trabalhadoras da Justiça gaúcha diante da crise humanitária e climática, fortalecendo os valores que norteiam o trabalho do serviço público do Judiciário, para que a categoria também esteja na linha de frente, atuando junto à sociedade e a quem mais precisa.

Como vai funcionar?

As servidoras e servidores interessados e que forem autorizados pelas chefias a realizar o trabalho serão indicados pelo SindjusRS para a realização de atividade sindical e deverão prestar contas diariamente à entidade por meio de formulário específico e atestado fornecido pelo Sindicato.

Requisitos para participação

Para que ocorra a indicação do servidor ou servidora é necessário a concordância da chefia e que sejam asseguradas as condições de continuidade do trabalho jurisdicional e administrativo.  O voluntariado como atividade sindical pode ser realizado nas cidades que foram afetadas pela calamidade. Caso diversas pessoas do mesmo setor tenham interesse, sugere-se a realização de escalas e revezamento.

Qual período?

A autorização é referente ao mês de junho de 2024 e exclusivamente para atuação no enfrentamento às consequências da catástrofe ambiental e humanitária que vivenciamos com as cheias do mês de maio de 2024.

Como participar?

Para participar é necessário preencher o formulário aqui (ou abaixo). Após o SindjusRS entrará em contato para repassar as orientações para assegurar a comprovação das atividades e como funcionará o atestado sindical.