O Núcleo de Pesquisa em Saúde do Trabalhador do Sindjus realizou uma reunião na semana passada (5/7), com representantes do Departamento Médico Judiciário (DMJ) do Tribunal de Justiça (TJRS) para discutir a situação da saúde dos servidores. Estiveram presentes pelo Sindjus os diretores Emanuel Dall’Bello e Fabiano Zalazar, além da assessora de Saúde Fabiane Konowaluk S. Machado.

Os dirigentes expressaram preocupação com as condições de saúde das trabalhadoras e trabalhadores diante do aumento das metas e da produtividade, especialmente daqueles que atuam em novos setores como Multicons, CCalcs, e outros projetos que integram a UNICAA (Unidade de Cumprimento, Atendimento e Apoio).

Condições de saúde da categoria

Na avaliação do Sindjus os novos formatos de trabalho que vêm sendo implementados pelo TJRS precisam de ajustes, pois estão impactando negativamente a saúde da categoria. Conforme os dirigentes, há uma ênfase exagerada na quantidade em detrimento da qualidade pelo foco no produtivismo, prejudicando não apenas os outros setores no cumprimento de suas demandas, mas também as próprias partes e advogados.

Também contribui para o posicionamento do Sindicato os resultados de uma pesquisa realizada em setembro de 2023 pela UFSC, sobre as condições do teletrabalho, que revelou um aumento alarmante das doenças psíquicas entre os servidores. Além disso, em diversas reuniões realizadas no fim do ano passado com os cargos, as questões de saúde sempre estão presentes nos pontos de preocupação da categoria.

“Estamos muito preocupados com a velocidade dos avanços tecnológicos e como isso vem impactando a saúde da categoria. Se não problematizarmos as questões da tecnologia e como elas vêm nos afetando, a tendência é de aprofundamento das doenças advindas do aumento das metas e da produtividade nessa nova dinâmica do trabalho”, afirmou Fabiano Zalazar, secretário-geral do Sindjus e integrante do Núcleo de Saúde.

A reunião destacou a necessidade urgente de abordar e mitigar os impactos das novas dinâmicas de trabalho na saúde dos servidores, visando um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável para todos.

Dados preocupam Sindicato

Um dado alarmante apresentado na reunião foi o número elevado de afastamentos por licenças de saúde. No período de 01/12/2022 a 30/11/2023, 1.755 servidores se afastaram do TJRS, totalizando 67.105 dias a menos de trabalho, segundo relatório disponibilizado pelo Tribunal de Justiça ao Sindjus. Esse dado evidencia o crescente adoecimento da categoria.

Outros pontos abordados na reunião:

Saúde preventiva: Foi enfatizada a importância da saúde preventiva dos servidores e das servidoras, com a necessidade de exames periódicos de saúde. Para os celetistas, esses exames são obrigatórios, mas para os estatutários, são facultativos. O Sindjus incentiva todos os servidores a realizarem esses exames, considerando sua importância para a saúde. Mais informações sobre os exames periódicos de saúde podem ser encontradas aqui.

Aumento das doenças oculares: Em diversos relatos dos servidores, e nos dados coletados, foi constatado um aumento significativo nas doenças oculares. Esse crescimento pode estar relacionado ao uso prolongado e contínuo de telas de computadores. Em reuniões os servidores relatam: aumento de grau, fadiga ocular, visão embaçada, entre outras situações, o que exige uma atenção especial e a implementação de medidas preventivas e ajustes ergonômicos.

WellHub (GymPass): Desde março o TJRS realizou um convênio com a plataforma WellHub, antiga GymPass, que através de planos e descontos oferece acesso a diversas academias e atividades físicas, promovendo o bem-estar dos servidores. A iniciativa é importante, pois a prática de atividade física colabora de forma significativa para a saúde e bem-estar. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas aqui. Dúvidas sobre o WellHub podem ser enviadas para o Departamento Médico Judiciário (DMJ) através do e-mail: dmj-bemestar@tjrs.jus.br.

O Sindjus apresentou um pedido para que o Tribunal disponibilize a plataforma WellHub para as aposentadas e aposentados do TJRS.

Projetos do DMJ: O Departamento Médico Judiciário defendeu projetos como a vacinação dos servidores, que foi realizada com sucesso, e a interiorização do DMJ, com a implementação de iniciativas como o monitoramento de saúde, entre outras propostas.

Participaram da reunião pelo DMJ, os servidores Lurdes Helena Matos, Ricardo Lichter, Aline Cerutti, Marina Leal, Valdirene Gambarra e a diretora do DMJ, Ana Maria Ribeiro.

•••
Filie-se | A luta se fortalece coletivamente! Acesse aqui: https://www.sindjus.com.br/filie-se