Um plano para cometer homicídios de representantes das instituições democráticas usando armamento e estratégia militar. Uma articulação perversa para destruir nosso Estado Democrático de Direito. O que acontece no Brasil em pleno 2024 amedronta todos e todas que conhecem nossa história.
A ditadura militar sangrou o país, roubou vidas, destruiu famílias e sonhos. Muitas histórias foram interrompidas pelo terror dos anos de chumbo. Quem conhece este passado, sabe que ele não pode se repetir.
Os que ousaram resistir e lutar contra a ditadura deram muito mais do que podiam em defesa da nossa liberdade, da nossa democracia. Uma luta que abriu caminho para nossa consolidação de princípios e direitos sociais, nossa Constituição, um conjunto de rumos para um país justo e mais humano. Que nos inspira em nossas batalhas diárias e que nos permitiu ter esperança.
E é com esperança que hoje acreditamos nas instituições para que, mesmo ameaçadas, mostrem sua força e façam com que os criminosos respondam por seus crimes. Todos os envolvidos nessas tentativas de instalar novamente o horror devem ser apontados e punidos para afastar a chance de novos delírios golpistas e autoritários e enterrar de vez a barbárie e o medo.
Como trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário, defendemos a Justiça como o braço do Estado democrático de Direito capaz de garantir a paz que nosso povo precisa para avançar e prosperar com tranquilidade. Faça-se Justiça.
Sindjus-RS
SEMPRE na luta por mais Justiça