O Tribunal de Justiça do (TJRS) publicou, nesta segunda-feira (20/01), o Ato nº 006/2025-P, que reajusta as verbas indenizatórias destinadas aos servidores e servidoras do Judiciário estadual. Os reajustes entraram em vigor em 1º de janeiro de 2025. Embora representem avanços, os valores concedidos ficaram abaixo do solicitado pelo Sindjus/RS.
A discussão sobre reajustes justos das verbas indenizatórias também passa pelo debate da Revisão do Plano de Carreira, no qual o Sindicato também reivindica a criação do Auxílio Social para aposentados e aposentadas, um benefício já implantado em outros estados e que representaria uma valorização significativa para aqueles que dedicaram suas carreiras ao serviço público, especialmente em um momento da vida em que os custos com saúde são mais elevados.
Comparação entre os valores solicitados e concedidos
Avanços e desafios
O Sindjus/RS reconhece a importância das negociações, mas destaca que os valores ainda estão aquém das necessidades da categoria. As perdas salariais acumuladas ao longo dos anos, custos crescentes e a sobrecarga de trabalho continuam prejudicando os servidores.
“Ainda temos um longo caminho, mas continuaremos buscando melhorias, tanto nas verbas indenizatórias quanto na Revisão do Plano de Carreira,” afirmou Marco Velleda, diretor do Sindjus/RS.
Auxílio Social
O Sindicato também reforça a necessidade de criação do Auxílio Social para aposentados e aposentadas, como forma de reconhecer e valorizar aqueles que contribuíram para a construção do Judiciário.