Representantes de sindicatos e entidades que compõem a Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS) reuniram-se com o Deputado Pepe Vargas, presidente da Assembleia Legislativa (ALRS) nesta segunda-feira (07). Na ocasião, os dirigentes reafirmaram a necessidade da revisão geral dos salários.
Em dez anos, o Poder Executivo, que tem a competência de remessa de projeto de lei de reposição inflacionária dos servidores e das servidoras de todos os poderes e instituições, remeteu apenas um único projeto de lei, de 5,95%, no ano de 2022.
“Apesar de termos obtido revisões da matriz salarial dos servidores ativos e inativos, via Lei nº 15.131/2021, um grande avanço, consideramos essencial e fundamental que a revisão geral da inflação seja cumprida pelo Governador, como prevê a Constituição Federal”, pontuou o coordenador geral do Sindjus, Osvaldir Rodrigues, que participou da reunião. Os servidores, sobretudo os ligados ao poder Executivo, e principalmente os aposentados, vivem a pior crise salarial de suas vidas. Um arrocho de mais de uma década. O deputado prometeu levar o assunto para o governador.
Para o mês de maio, simbólico para todos os trabalhadores e das trabalhadoras, a FSP planeja muitas ações conjuntas em defesa da revisão geral anual da inflação, pauta que unifica todo o funcionalismo público.