Foi realizado em Uruguaiana, nesta sexta-feira (25), o terceiro encontro regional de 2025 do Núcleo de Aposentadas e Aposentados do Sindjus (NAP). A atividade contou com participantes de diversas comarcas da região da Fronteira do estado.
As principais pautas de luta das aposentadas e aposentados foram apresentadas pela integrante da coordenação do NAP, Márcia Ferro, com destaque para a reivindicação do Auxílio Social, tema que tem mobilizado o NAP e a direção do Sindjus e teve avanços importantes neste ano, com a sinalização do TJRS de pautar administrativamente a viabilidade da medida.
Outra questão que foi anunciada pela Vice-Presidência do Tribunal, a implantação do auxílio-medicamento, também é resposta aos pleitos do sindicato na defesa da redução das perdas remuneratórias em decorrência da aposentadoria. Entretanto, apesar de ser uma iniciativa importante, tem alcance limitado; neste sentido, a conquista do Auxílio Social é fundamental, na medida em que garante mais autonomia para utilização do recurso de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.
Além das lutas internas, junto ao Tribunal, foram ressaltadas também as articulações do Sindjus em Brasília junto à Fenajud e ao Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) na defesa pela PEC Social, que prevê a redução gradual até a total extinção da contribuição previdenciária de aposentados(as) e pensionistas.
Representando a direção sindical, o diretor de comunicação, Marco Velleda, destacou a importância dos encontros para atualizar informações sobre a luta sindical e para promover a integração entre as aposentadas e aposentados de todas as regiões do estado, reforçando o caráter plural dessas atividades. E trouxe um panorama sobre a mobilização pela revisão do Plano de Carreira e a luta que o sindicato tem travado pela valorização do serviço público e contra a criação de mais Cargos em Comissão (CCs) no TJRS.
A oficina de inclusão digital, ministrada pelo especialista em marketing digital Lúcio Uberdan, contou com bons debates e muita interatividade. Além da reflexão sobre o avanço da tecnologia e seus efeitos nos diversos aspectos da vida e do mundo do trabalho, Uberdan trouxe aspectos práticos e dicas de utilização das ferramentas digitais com segurança e proteção dos dados, orientações sobre prevenção contra golpes, fraudes e fake news, além de ensinar funcionalidades das redes sociais, com momentos de aplicação do aprendizado durante a oficina, com postagens e interações. O Encontro Regional da fronteira é o terceiro realizado em 2025; o litoral e a região metropolitana já tiveram seus encontros. As etapas regionais são preparatórias para o Encontro Estadual, que ocorre no final do ano.