Na última sexta-feira (24/9) foi realizada reunião do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS) com representantes da direção sindical. No encontro virtual discutiu-se, entre outros temas, a importância da publicação de normativa pelo Tribunal de Justiça (TJRS) para regulamentar a implantação de cotas para negros e negras no Poder Judiciário incluindo também estagiários.
O debate que propiciou o avanço foi construído principalmente através de provocação do coletivo, articulado com a representação sindical, de maneira a efetivar o disposto na resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que versa sobre o tema. “Atualmente há cerca de 4 mil estagiários na Justiça estadual. É um contingente muito expressivo no universo de trabalhadores e entendemos como necessária e urgente a ampliação da representatividade em relação a negros e negras”, pontuou o diretor de Comunicação do Sindjus, Emanuel Dall’Bello, enfatizando a importância da sensibilização do Tribunal e Parlamento gaúchos sobre o assunto.
Os participantes discutiram também a participação do CIRS na grande mobilização em Brasília, convocada por entidades que integram o Movimento Negro, que deve ocorrer no mês de novembro. Além disso, trataram da organização da a programação do Novembro Antirracista, campanha institucional do Sindjus realizada durante todo o mês da Consciência Negra. Entre as ações planejadas, está a realização de uma atividade híbrida com palestrantes convidados para tratar do tema, além de conteúdos nas plataformas de comunicação e atividades culturais.
O email para contato com o CIRS e adesão ao grupo é igualdaderacial@sindjus.com.br