O Sindjus está na estrada para mobilizar a categoria para a defesa do IPE Saúde e alertar a sociedade sobre os prejuízos da “reforma” do IPE Saúde, proposta pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Protocolado em regime de urgência, o PL 259/2023 já pode ser votado no dia 20 de junho pela Assembleia Legislativa.
No entendimento que as alterações propostas pelo governo do Estado, se aprovadas, devem inviabilizar a permanência de milhares de servidores no IPE Saúde, a direção do Sindjus participou nesta semana de audiências públicas em Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Estrela.
De forma unificada, na compreensão que somente a luta conjunta pode alterar o cenário, os roteiros estão sendo organizados pelas entidades estaduais da Frente dos Servidores Públicos (FSP).
Na avaliação do secretário-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar, os roteiros já estão produzindo reflexos, tanto no sentido dos servidores compreenderem o que está em jogo, como por inserir a pauta nas mídias do interior. “Estamos indo nas bases dos deputados, alertando dos graves riscos dessa suposta “reestruturação”. Os servidores serão muito prejudicados, com o aumento da contribuição. Mas isso terá reflexos em toda sociedade gaúcha. O SUS não tem condições de absorver a demanda”, alerta.
Ao longo da semana, também participaram dos roteiros a diretora Joseane Bronizaki, e os diretores Osvaldir Rodrigues e Emanuel Dall’Bello. Em todos os relatos é unânime a percepção que somente a pressão dos servidores públicos pode derrotar o projeto.
Na próxima semana, a direção do Sindjus já confirmou presença nas atividades dos municípios de Rio Grande, Porto Alegre e Caxias do Sul.
Rio Grande
Data: 6 de junho (terça)
Horário: 18h30
Local: Câmara de Vereadores
Porto Alegre
Data: 7 de junho (quarta)
Horário: 16h
Local: Auditório do CPERS (Alberto Bins, 480)
Caxias do Sul
Data: 7 de junho (quarta)
Horário: 16h
Local: Câmara de Vereadores de Caxias
Além disso, o Sindjus reforça a importância da base sindical somar-se nas atividade dos demais municípios.
São Leopoldo
Data: 6 de junho (terça)
Horário: 15h
Local: Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Canguçu
Data: 6 de junho (terça)
Horário: 17h
Local: Câmara de Vereadores de Canguçu
Taquara
Data: 6 de junho (terça)
Horário: 18h
Local: EEEF Rodolfo Von Ihering (Rua General Frota, 2363)
Gravataí
Data: 7 de junho (quarta)
Horário: 14h
Local: SIMVIA (Sindicato dos Municipários de Viamão – Rua Jorge Kalil Flores, 241)
Canoas
Data: 7 de junho (quarta)
Horário: 15h
Local: Câmara de Vereadores de Canoas