Em reunião realizada nesta quarta-feira (23), os diretores do Sindjus Emanuel Dall’Bello, Fabiano Zalazar e Janete Togni debateram sobre a regulamentação do teletrabalho e redução da jornada laboral com Arlene Barcellos, diretora de Aposentadoria e Pensão do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal do RS (Sintrajufe/RS). A dirigente e servidora aposentada possui vasta experiência no tema, tendo atuado como instrutora da introdução do processo eletrônico na Justiça do Trabalho.
No encontro, os dirigentes sindicais trataram sobre as inovações tecnológicas e no impacto da implementação de novas ferramentas na dinâmica de trabalho no Judiciário, bem como o efeito sobre a saúde e qualidade vida dos servidores. Temas como o balcão virtual e o marco temporal de horas de trabalho foram tratados. A dirigente do Sintrajufe compartilhou a vivência no âmbito da Justiça do Trabalho e forneceu orientações sobre estudos que podem referenciar a atuação do Sindjus/RS no tema.
Os representantes do Sindicato pontuaram o andamento dessa discussão na Justiça estadual, citando a criação da comissão específica no TJRS com a participação de servidores para aprofundar o assunto e buscar alternativas e soluções adequadas para o trabalho no Judiciário gaúcho. “A conversa possibilitou uma boa troca de experiências e agregou novos e importantes elementos para nossa atuação”, avaliou o coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar. “Devemos manter este diálogo com o Sintrajufe e entidades parceiras para subsidiar e aprimorar a condução do trabalho do Sindjus valendo-se das experiências acumuladas, também em articulação com nossas assessorias especializadas”, pontuou.