Entre os meses de fevereiro e abril, os sindicatos de trabalhadores do Judiciário realizam uma série de atividades virtuais na programação do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD). Serão cinco mesas temáticas (veja detalhes abaixo), transmitidas ao vivo pelo canal do Sisejufe no YouTube e retransmitidas no Facebook pelo FSMJD e pelos demais sindicatos. A atividade é organizada em parceria pelo Sindjus/RS, Sisejufe, Sindiquinze, Sintrajufe/RS e SindijusPR.
A primeira mesa será no dia 15 de fevereiro (terça-feira), às 18h, com o tema “Enegrecendo a Justiça: para além da política de cotas”. A ideia é trazer um olhar para a questão racial no Judiciário, tendo em vista a observação de que política de cotas não tem sido suficiente para acabar com a discriminação.
Os desafios para enegrecer o Judiciário são muitos, e a proposta do debate é jogar luz sobre esses dilemas e apontar caminhos para reverter essas realidade. Há uma minoria de negros e negras que consegue chegar nos espaços de direção, e a maioria sofre discriminação dentro dos próprios tribunais, neste sentido foram instituídas comissões de enfrentamento à desigualdade racial em diferentes tribunais e instâncias, a fim de superar essas questões. Para além da institucionalidade, tem surgido uma série de espaços auto-organizados por servidores e servidoras negros e negras, a fim de construir novas políticas e resistências para transformar a realidade ainda embranquecida dos tribunais.
Um dos exemplos é o Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS), que retomou as atividades em 2020, e está realizando uma série de atividade para fomentar o debate antirracista dentro do Judiciário gaúcho. Um dos exemplos foi a realização do I Encontro Antirracista, realizado em novembro de 2021.
Entre os painelistas da primeira mesa de debates está o integrante do CIRS Luiz Mendes. Também participam: Bruna Rodrigues (vereadora de Porto Alegre), Estela Ballardin (vereadora de Caxias do Sul), Bethe Fontes (Comissão de Igualdade Racial da Justiça Federal-RJ e representante de base do Sisejufe-RJ), Renata Nascimento (representante de base do Sisejufe-RJ), Andrea Ferreira (diretora do Sindijus-PR), Patrícia Fernanda dos Santos (fundadora do Coletivo Negro da JFRJ) e Roberta Vieira (diretora do Sintrajufe-RS). A assessora política do Sisejufe, Vera Miranda, fará a mediação do debate.
Serviço:
Fórum Social Mundial Justiça e Democracia
Mesa 1: Enegrecendo a Justiça: para além da política de cotas
Data: 15 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 18h
Link: Canal Youtube do Sisejufe
Conheça os temas e convidados das outras mesas:
23 de fevereiro (quarta-feira) | 18h
Mesa 2 – Do Golpe à PEC 32. A Trajetória do Poder Judiciário na perda de direitos da Classe Trabalhadora
Participantes: Lucena Pacheco Martins (coordenadora da Fenajufe), Fabiano Marranghello Zalazar (diretor do Sindjus-RS), José Oliveira (diretor do Sintrajufe-RS), Fabrício Loguércio (CTB) e Ivan Bagini (presidente do Sindiquinze).
Mediação: Soraia Marca (Sisejufe-RJ)
24 de março (quinta-feira) | 18h
Mesa 3 – Despatriarcalização da Justiça – Corpo, maternidade, encarceramento, violência e trabalho
Participantes: Anny Figueiredo (diretora do Sisejufe-RJ e Marcha Mundial das Mulheres), Andrea Ferreira (diretora do Sindijus-PR), Luciana Krumenauaer (diretora do Sintrajufe-RS), Alessandra Andrade (diretora do Sintrajufe-RS e membra do coletivo Voz Materna), Sofia Cavedon (deputada estadual do Rio Grande do Sul), Paola Bettamio (professora de direito da Estácio, doutoranda em Direito pela UFRJ e militante da Marcha Mundial das Mulheres) e Ana Paula Cusinato (diretora de Comunicação da CUT-DF e Marcha Mundial das Mulheres).
Mediação: Ana Priscila Alves (Marcha Mundial de Mulheres)
5 de abril (terça-feira) | 18h
Mesa 4 – Projeto 1º Acesso à Justiça e Quilombo do Sopapo. Trabalhadores produzindo políticas públicas. As experiências do Sisejufe e do Sintrajufe RS
Participantes: Eunice Barbosa (presidenta do Sisejufe-RJ), Lucas Ferreira Costa (diretor do Sisejufe-RJ), Anna Carolina Pedra (advogada voluntária do Programa 1º Acesso à Justiça para População de Rua) e Leandro Anton (Quilombo do Sopapo).
Mediação: Ana Paula Rios (presidente do Instituto LAR)
7 de abril (quinta-feira) | 19h
Mesa 5 – Justiça Eleitoral e Democracia Brasileira: As Instituições estão em risco
Participantes: Fernanda Lauria (servidora da Justiça Eleitoral e secretária-geral do Sisejufe-RJ), Lucas Costa (diretor do Sisejufe-RJ) e Edson Borowski (diretor do Sintrajufe-RS).
Mediação: Pietro Valério (diretor do Sisejufe-RJ)
12 de abril (terça-feira) | 18h
Mesa 6: Ressignificando a atuação sindical na pandemia. Mudanças de abordagem, plataformas e comunicação.
Participantes: Alexandre Marques (assessor parlamentar do Sindiquinze), Tais Faccioli (jornalista e editora-chefe da Comunicação Sisejufe-RJ), Vera Miranda (Assessora Política do Sisejufe-RJ), Luciano Beregeno (Jornalista e editor-chefe da comunicação Fenajufe), Fabrício Loguercio (CTB).
Mediação: Ana Priscila Alves (Sisejufe-RJ)
Texto: Assessoria de Comunicação Sisejufe