Filiado a
Filiado a Fenajud

A greve dos trabalhadores da Justiça do RS começou com grande adesão em todo o estado. Mais de 70% das comarcas já aderiram ao movimento paredista, e a tendência é que o número aumente.

Em Porto Alegre, a mobilização iniciou cedo, com um café da manhã em frente ao Foro Central II, atividade que reuniu cerca de 200 servidores da capital e região metropolitana, seguida de caminhada até a Assembleia Legislativa para dialogar com os líderes de bancada sobre o PL 93/2017. Graças à pressão dos trabalhadores, o projeto não teve acordo dos líderes para inclusão na ordem do dia da sessão plenária.

A direção avalia este fato como a primeira vitória do movimento paredista, conforme explica o coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar: “Vencemos o lobby da Administração do TJRS, que tem enviado representantes diariamente para convencer os deputados a acelerar a aprovação do PL 93. Começamos a greve com movimentos importantes por todo o estado. Esta foi uma demonstração de força e deixa claro que a categoria está organizada para esta luta”.

Nas comarcas do interior, os trabalhadores paralisaram as atividades, fizeram manifestações em frente aos locais de trabalho e conversaram com veículos de imprensa locais para esclarecer a sociedade sobre as motivações do movimento paredista. Na visão do Diretor de Imprensa e Divulgação, Emanuel Dall’Bello, “os trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário gaúcho deixaram claro que são uma classe unida e consciente de seus direitos, aderindo à paralisação ainda que com ameaças da Administração do Tribunal. Todos que aderiram ao movimento na capital e nos fóruns de todo o Estado devem ser parabenizados pela coragem, organização e disposição de luta!” O diretor ainda salienta que nos próximos dias a mobilização deve ser intensificada na capital e no interior. “Diretores do Sindjus/RS visitarão comarcas para orientar e oferecer suporte às atividades da greve. É fundamental que os trabalhadores continuem organizados em seus locais de trabalho e dialoguem com a população e também com os colegas que ainda não aderiram à paralisação, para ampliarmos a força do movimento”. Nesta quarta-feira, em Porto Alegre, os servidores devem se reunir no Foro Central II; no interior, a orientação é que as atividades sejam realizadas em frente aos locais de trabalho. Registros das manifestações devem ser encaminhadas para o e-mail imprensa@sindjus.com.br