Com muito orgulho, no ano em que o SindjusRS completa 35 anos de luta, recebemos uma homenagem do Movimento Negro Unificado (MNU) gaúcho pela dedicação e luta do Sindicato contra o racismo estrutural que esta enraizado no Estado Brasileiro. A homengem foi recebida pelo diretor de Comunicação e integrante do CIRS, Marco Velleda, durante a Assembleia Geral do MNU, realizada no dia 30 de setembro.
Para a direção do Sindjus, o reconhecimento é uma sinalização importante que o Sindicato está no caminho certo e a importância da luta unificada: “Reafirmamos nosso compromisso com a luta antirrascista, com a pauta de reparações através das cotas e com a transformação da sociedade, que passa também por enegrecer a Justiça, que ainda tem a sua composição majoritária de pessoas brancas. Reafirmamos também o compromisso com a nova gestão do MNU, que seguiremos lutando nas ruas, nas instituições e em todos os espaços contra o racismo e no combate à política genocida do povo negro”.
Desde 2020, com a retomada das atividades do Coletivo pela Igualdade Racial (CIRS), o Sindicato intensificou a luta antirracista, atuando de forma unificada com os demais movimentos negros sindicais e sociais. “Lutem sempre, mas lutem com honra e revejam sempre o esquecimento desses heróis sem nome, pois foram eles que nos formaram. Vida longa ao MNU ao povo Negro”, finalizou Velleda.
“Ser negro e negra é ser formado pelas lembranças de nosso pais e avós, trazendo essa formação de berço, desde a infância, pois, na inconstância de registros, ou até pela ausência deles, buscamos nossas raizes por meio de nossas instrução religiosa e étnica” (Silvia Abreu, jornalista)