Iniciativa visa auxiliar e proporcionar mais autonomia para utilização de ferramentas digitais
Pelotas sediou no dia 26 de maio a primeira edição da oficina de inclusão digital promovida pelo Sindjus/RS. A iniciativa é uma realização conjunta das secretarias de Comunicação e Formação, com apoio do Núcleo de Aposentados do Sindjus (NAP) e conduzida pelo especialista Lúcio Uberdan, proprietário da Bateia Mineração de Dados e que presta consultoria para o Sindjus.
O projeto visa auxiliar e proporcionar mais autonomia para servidoras e servidores que encontram dificuldades ou que desejam aprender conceitos e práticas básicas para utilizar ferramentas digitais de comunicação, especialmente as redes sociais.
Com cerca de quarenta participantes, a oficina em Pelotas foi dividida em dois momentos, com uma apresentação teórica inicial em que foram apresentados conceitos básicos sobre plataformas tecnológicas, ferramentas e as redes sociais, pontos positivos e negativos, como afetam e modificam as relações pessoais e as rotinas, além de espaço para tirar dúvidas.
Na segunda parte da atividade, Uberdan apresentou uma parte prática com dicas de utilização, como realizar postagens e funcionalidades das plataformas e das ferramentas, que foram testadas pelos participantes em seus smartphones.
Até o fim da gestão serão realizadas as Oficinas de Inclusão Digital nos dez núcleos regionais do estado. A previsão é que a próxima Oficina seja realizada em Passo Fundo, no dia 1º de setembro.