A manhã desta sexta-feira (28/4) foi marcada pela presença das aposentadas e aposentados do Judiciário em uma vigília em frente ao Tribunal de Justiça (TJRS). A mobilização teve como objetivo chamar atenção da Administração sobre as dificuldades enfrentadas pelos servidores. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Aposentados do Sindjus (NAP).
A “proposta” da Administração do TJRS para a revisão da matriz salarial excluiu os aposentados, já que ao invés de direcionar recursos para valorizar os vencimentos básicos dos servidores, que é o valor levado para a aposentadoria, a Administração optou por criar diversas gratificações, que não contemplam os aposentados.
Por isso, a mobilização tem como objetivo denunciar a situação e garantir um índice justo na matriz salarial, única forma de, após os anos de congelamento, assegurar aos aposentados a reposição das perdas salariais, que já superam 60%.
Abaixo-assinado
No encerramento da Vigília dos Aposentados, o NAP protocolou na Presidência do TJRS um abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas, solicitando que a Administração aumente o índice, de forma a garantir o 18% na matriz salarial, mesmo percentual da magistratura.
Durante o protocolo do abaixo-assinado, em nome do NAP, a servidora aposentada Márcia Ferro Amaro. “Estamos aqui a situação dos aposentados é pior que a dos demais servidores, que já enfrentam muitas dificuldades. Mas a nossa vem se precarizando ano a ano, estamos passando por muitas dificuldades com diversos empréstimos consignados e até a realização de vaquinhas para garantir o sustento de alguns colegas”, apontou.
Veja aqui o abaixo-assinado protocolado no TJRS.