Filiado a

Santa Maria foi palco, nesta sexta-feira (11/10), do penúltimo Encontro Regional do NAP (Núcleo de Aposentados), promovido pelo Sindjus. O evento reuniu aposentadas e aposentados da região para tratar de assuntos como as pautas de luta, o funcionamento do NAP, ações judiciais em andamento, informações sobre a Revisão do Plano de Carreira em andamento e tirar dúvidas.

A atividade foi conduzida pelo coordenador-geral do Sindjus, Osvaldir Rodrigues, e pela representante da coordenação do NAP, Iara Besestil, que atualizaram os participantes sobre as principais pautas de mobilização do sindicato.

Plano de Carreira

Entre os temas, Osvaldir Rodrigues destacou a importância do Plano de Carreira, uma luta sindical que durou quatro décadas, implementada em 2021, e assegurou direitos, inclusive após a aposentadoria.

Ele explicou que a revisão da matriz salarial também reflete diretamente para os aposentados, assim como as diretrizes apresentadas pelo TJRS, que envolvem o reenquadramento na carreira com a proposta de carreira única. Além disso, o adicional por qualificação foi apontado como outro benefício que atinge diretamente os aposentados.

“Compreendemos que ter um Plano de Carreira era a melhor opção, e com ele a gente consegue evoluir e aperfeiçoar o trabalho ao longo da carreira”, afirmou Osvaldir, reforçando o compromisso do Sindjus com o aprimoramento contínuo dos direitos da categoria.

Além do Plano de Carreira, foram discutidas as ações judiciais em curso, que afetam diretamente os aposentados, como questões de reajuste de benefícios e revisão das contribuições previdenciárias.

 

Oficina de Inclusão Digital

O evento também marcou a última edição da Oficina de Inclusão Digital, que tem o objetivo de integrar os aposentados às novas tecnologias.

O especialista em tecnologia e consultor técnico do Sindjus, Lucio Uberdan, com linguagem acessível e simplificada, apresentou conceitos sobre a internet, tecnologia, além de orientações sobre  segurança e privacidade.

Uberdan ainda falou sobre o uso da inteligência artificial, tirou dúvidas e realizou demonstrações. Para Iara Besestil, a inclusão digital é fundamental para dar mais autonomia aos aposentados.

 

Filiação e recadastramento

O Encontro reforçou a importância da filiação ao Sindjus, para fortalecer a luta por direitos aos aposentados e pela valorização da categoria. A união é essencial para garantir que suas demandas sejam defendidas com força nas negociações e mobilizações do Sindicato.

 

Próxima Parada: Pelotas

O último Encontro Regional do NAP será realizado em Pelotas, no dia 25 de outubro de 2024 (sexta-feira), das 14h às 17h, no Hotel Manta (Rua General Neto, 1131), encerrando o ciclo dos Encontros Regionais.

A cidade, que foi a primeira a receber a Oficina de Inclusão Digital em 26 de maio de 2023, agora será palco da última etapa  O evento será mais uma oportunidade para reforçar a união e discutir as demandas dos aposentados.