A cidade de Santa Cruz do Sul reuniu, nesta sexta-feira (2/8), os aposentados e aposentadas da região para o Encontro Regional do NAP e a Oficina de Inclusão Digital promovidos pelo Sindjus.
Encontro Regional do NAP
Na parte da manhã, os diretores do Sindicato, Fabiano Zalazar (representando a Executiva) e Márcia Ferro Amaro (representando a coordenação do NAP) iniciaram a atividade apontando que os encontros regionais, que se estenderão até o fim do ano em todas as regiões do estado, são uma deliberação do VII ConsejuRS e critério de participação no Encontro Estadual do NAP, previsto para novembro.
Além disso, os participantes receberam atualizações sobre as ações judiciais em andamento promovidas pelo Sindjus, como a extensão da Gratificação de Desempenho Institucional (GDI) para os aposentados por paridade.
PEC 555/2006 e PEC 06/2024
Márcia Ferro Amaro detalhou a mobilização em torno da PEC 555, que visa extinguir a contribuição previdenciária dos aposentados, e a PEC 06/2024, conhecida como PEC Social, que prevê a redução gradual dessa contribuição até sua extinção aos 75 anos.
Revisão do Plano de Carreira
A importância do Plano de Carreira também foi abordada pelo secretário-geral Fabiano Zalazar. Ele destacou que é através dessa conquista que está sendo garantido os últimos reajustes e, no momento, o Sindicato está mobilizado nas propostas de revisão do PCCS.
Entre as propostas, que serão protocoladas pelo Sindjus nesta sexta, está a instituição do auxílio social tendo em vista as dificuldades na cobertura do IPE Saúde e os diversos serviços que o Sistema não alcança.
Oficina de Inclusão Digital
Durante a tarde, o especialista em tecnologia e consultor do Sindjus, Lucio Uberdan, apresentou elementos fundamentais para garantir a segurança digital. Utilizando uma linguagem acessível e exemplos práticos, Uberdan forneceu orientações sobre como proteger dados pessoais e navegar na internet de forma segura.
Durante a Oficina, as pessoas participantes receberam orientações sobre o recadastramento no site do Sindjus e foi demonstrado e incentivado o envio de contribuições para a Revisão do PCCS. Um modelo de sugestão foi disponibilizado no site do Sindicato, facilitando o envio de propostas e ideias por parte dos aposentados.
Inteligência Artificial
Uberdan também discutiu o crescente uso da inteligência artificial (IA) na atualidade. Ele explicou o funcionamento e as aplicações da IA, destacando a importância de utilizar essa tecnologia sem gerar exclusão social. “O desafio do ser humano é construir uma sociedade que consiga aproveitar a inteligência artificial sem gerar mais exclusão”, afirmou.
Por fim, o consultor ofereceu orientações práticas sobre como postar conteúdos no Instagram, compartilhar postagens nos stories, e disseminar notícias. Ele também explicou como favoritar mensagens e destacou a importância da atuação da categoria na divulgação de informações para fortalecer a luta dos aposentados e aposentadas.
O próximo Encontro Regional do NAP e Oficina de Inclusão Digital será em Santana do Livramento, no dia 6 de setembro.