A direção do Sindjus/RS participou entre os dias 1º e 2 de junho do planejamento estratégico do Fazendo Escola – Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo, realizado na sede do Sindjusc, em Florianópolis. O Sindjus/RS integra a direção do Centro de Estudos, através do diretor Emanuel Dall’Bello ocupando o cargo de vice-presidente. No entanto, em razão de outras agendas em Brasília, o Sindicato foi representado pelos dirigentes Marco Velleda e Valter Macedo, que também acompanham a iniciativa.

O planejamento também definiu as diretrizes dos projetos de formação do Fazendo Escola que devem ser populares, para alcançar a maior número de pessoas possível; abertas, para facilitar a integração do sindicato com a comunidade; horizontais, capaz de aproveitar o conhecimento de todas e todos que participam; práticas, ao levar em conta questões do cotidiano das pessoas; e militantes, para oferecer uma visão crítica do ponto de vista da classe trabalhadora.

Entre as ações deliberadas no planejamento está uma série de atividades de lançamento do livro e a cartilha sobre o mundo do trabalho, resultado do Seminário Internacional e elaborados em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC (Lastro). As publicações foram lançadas no dia 31 de maio, em Florianópolis. E já está previsto o lançamento no dia 13 de junho, às 10h30, em Brasília, durante a instalação da Frente Parlamentar Mista Em Defesa do Serviço Público. Além da Capital Federal, também será realizado evento semelhante em Porto Alegre.

Além dos dirigentes do Sindjus/RS, também participaram representantes do SindjudPE, do Sindjus/RS, SindijusPR, do Simpe/SC e do SINJUSC. Também integram a entidade Sintrajusc e Sintaj-BA. O Fazendo Escola foi fundado em 2011 para promover estudos, pesquisas e formação nos campos da educação, trabalho, saúde, justiça, economia, cultura e cidadania.

De acordo com a presidenta do Sinjusc e do Fazendo Escola, Carolina Rodrigues Costa, “neste planejamento nós avançamos na criação de uma estrutura de formação que tem um direcionamento político bem definido e que foi construído a partir de uma coletividade de sindicatos. Além disso, definimos uma estrutura de organização das atividades em formatos diversos e em diferentes espaços territoriais o que possibilitará a adaptação dos conteúdos propostos tendo em conta a realidade de cada categoria dos estados que compõem o Fazendo Escola. Também é importante sinalizar que para além da disseminação de conteúdo, nós desejamos refletir sobre as próprias metodologias de formação”.