Filiado a
Filiado a Fenajud

Em mais uma ação de diálogo com a categoria, a direção do Sindjus realizou, nesta terça-feira (24/9), uma reunião com os celetistas do Judiciário, em que se  debateu uma ampla pauta de interesse do cargo, como jornada de trabalho, ações judiciais, revisão geral e matriz salarial. O encontro foi realizado no auditório da COP Advogados, e contou com a participação de equipes de três departamentos do escritório que presta assessoria jurídica ao Sindjus.

A reunião reforça o compromisso do Sindicato com o diálogo e a busca por soluções concretas para as demandas das trabalhadoras e trabalhadores. Neste sentido, foram feitos encaminhamentos. Veja abaixo:

Intervalos intrajornada: Foram trazidos casos de irregularidades no intervalo intrajornada desde a implementação do turno único. O Sindicato realizará um levantamento para identificar os problemas e buscar uma solução coletiva que uniformize o tema. A assessoria jurídica analisará paralelamente a possibilidade de ingresso de eventual ação judicial. 

Aposentadoria e abono permanência: Sobre os processos de aposentadoria pelo IPE que ainda estão tramitando, a orientação é aguardar a finalização do trâmite administrativo e buscar acompanhamento junto à assessoria jurídica, que irá verificar, inclusive, a possibilidade de ingressar judicialmente com pedido em relação ao abono de permanência. O direito à aposentadoria pelo IPE já foi reconhecido pelo TCE e pelo Órgão Especial do TJRS. 

Questão salarial e mecanismo de valorização anual: Discutiu-se que é fundamental a luta dos celetistas pela revisão da matriz salarial do Plano de Carreira dos estatutários, pois os índices de reajuste são estendidos aos celetistas. A pauta incluiu o pleito por reajuste nos mesmos índices dos Auxiliares de Serviços e a criação de um mecanismo de valorização espelhado na carreira dos servidores estatutários, com direito à progressão anual por merecimento e antiguidade.

Também Foram atualizadas informações sobre processos judiciais em andamento, que poderão ser consultados por cada trabalhador junto às assessorias jurídicas do Sindjus. 

Como encaminhamento final, ficou decidido que o Sindjus buscará uma reunião específica com a Presidência do Tribunal de Justiça para apresentar as pautas prioritárias dos celetistas.