O Sindjus e as associações representativas dos cargos dos servidores do Judiciário gaúcho realizaram, nesta quinta-feira (15/8), uma reunião de alinhamento e discussão de propostas para que a revisão do Plano de Carreira resulte em valorização dos servidores do Judiciário. O encontro contou com a participação da ASJ, Abojeris, Atecjud, Apoljud e Afojud.
As entidades alinharam a atuação conjunta em defesa da proposta apresentada pelo Sindicato e, em manifestações de representantes, foi destacado o empenho em construir uma solução coletiva. As entidades divergem em algumas questões pontuais, específicas de cada cargo, mas que devem ser levadas e debatidas na mesa de negociação.
Foi unânime, também, a percepção que a falta de dados e transparência por parte do Tribunal de Justiça (TJRS), que não forneceu todas as informações solicitadas, impossibilitando uma análise mais detalhada e realista das proposições.
Um ponto bastante debatido foi a importância de uma proposta técnica robusta, semelhante aos dissídios coletivos de categorias profissionais, destacando a necessidade de considerar o orçamento e os entraves legais durante as negociações no serviço público. Sem esses elementos, as demandas remuneratórias e profissionais dos servidores, tanto para ativos quanto para aposentados, tornam-se muito mais difíceis.
Com o intuito de avançar nas discussões, as entidades solicitarão nova reunião com a Comissão de Revisão do Plano. O Sindjus também agendou uma reunião com a Comissão dos Analistas, que luta pela valorização do cargo, para a próxima semana.