O adoecimento da categoria e os reflexos e a precarização das relações de trabalho foram os temas centrais da reunião promovida pelo Sindjus, nesta quinta-feira (14/7), para debater a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e também as consequências do Programa de Reconhecimento e Valorização dos Servidores e das Servidoras, chamado de Qualicup.

Ao longo de duas horas de reuniões, os servidores e servidoras fizeram relatos sobre as inadequação das metas impostas pelo Tribunal de Justiça (TJRS), apontamentos sobre a cultura do assédio e do individualismo, e a urgência de um olhar mais humanizado por parte da Administração.

Na fala de quase todas as pessoas foram citadas expressões como “isolamento”, “individualismo”, “desumanização”, “desânimo” como um reflexo do ambiente de trabalho instituído pela política de gestão de pessoas adotado pelo Tribunal. “Tempos de isolamento e individualismo. Precarização total das relações de trabalho, desvalorização remuneratória”, apontou uma das pessoas presentes.

Metas

Além das metas já estabelecidas pelo TJRS, a proposta da Qualicup, que utiliza pontuações e penalidades, também aprofunda os desgastes das relações de trabalho. Conforme relatos das reuniões, os servidores estão trabalhando de forma sistemática fora do horário e em finais de semana, o que acaba gerando uma grande pressão para os demais, desconsiderando a jornada de trabalho e as questões pessoais.

Além disso, algumas pessoas também pontuaram sobre a sobreposição da meta em relação à qualidade: “Me preocupa uma gestão que é feita baseada em números que não necessariamente reflete a qualidade da prestação jurisdicional”.

Gestão de pessoas e adoecimento

Durante a reunião, diversas pessoas também citaram doenças que são agravadas pelo ambiente, como a fibromialgia, que apareceu em algumas falas: “Não vou violar minha saúde para cumprir meta para o Tribunal de Justiça”, apontou uma pessoa.

“A produtividade é muito maior quando a pessoa está bem, se sente valorizado e com sensação de pertencimento. Mas como conquistar isso? Com cobrança desmedida? Precisamos que a Administração tenha um olhar mais humanizado para todos nós”, relatou outra pessoa.

Encaminhamentos

A direção do Sindjus apontou que no próximo ano a questão da saúde dos servidores e servidoras será tema prioritário da gestão. Entre as ações que já estão sendo planejadas, os dirigentes anunciaram o encaminhamento, por meio do mandato do deputado Jeferson Fernandes (PT), da realização de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre a saúde dos servidores do Sistema de Justiça; a realização de um seminário sobre saúde dos servidores e a proposta de interiorização do DMJ, com foco na prevenção da saúde dos servidores.

Encaminhamento:  Realização de uma audiência pública para saúde dos servidores do Sistema de Justiça, possivelmente será em março, para colocar publicamente e nos espaço legislativo. Campanha em março. Seminário sobre saúde dos servidores em parceria com a FSP. Levar para o DMJ a interiorização com foco na prevenção na saúde do servidor. Questionamos ao TJ os número de servidores afastados por questões laborais. Precisamos trabalhar a questão da pesquisa e conscientização dos servidores.