O Sindjus fez mais uma rodada de reuniões com os cargos para debater a revisão do Plano de Carreira. Nesta terça-feira (12/12) foi o momento de ouvir as demandas dos Oficiais de Justiça, que fizeram relatos e contribuições para a atuação do Sindicato.
Na abertura da reunião, o secretário-geral do Sindicato, Fabiano Zalazar falou sobre a importância das contribuições feitas ao longo dos seis encontros já realizados com os diferentes cargos e também para reservar um tempo para analisar e debater o tema: “Temos o compromisso de fortalecer as pautas individuais e coletivas dos oficiais de justiça”, destacou.
Ao longo das falas foram pontuados temas a mobilização para instituir uma data-base para reajuste remuneratórios, assim como mecanismos para garantir as reposições anuais das verbas indenizatórias.
Ainda em relação à remuneração, os oficiais e oficialas de Justiça também apresentaram a proposta de equalização com os analistas judiciários, já que ambos são cargos de nível superior.
Também foi citada a importância de incluir na revisão do plano de carreira a regulamentação dos editais de remoção, já que até o momento a permuta ainda não foi regulamentada e, ainda, a necessidade de reduzir o tempo de permanência na comarca, que atualmente é de três anos.
A questão da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras também foi pautada, apontando um delicado momento de adoecimento da categoria, especialmente diante do processo eletrônico, como também da política da Administração: “as disputas entre os cargos, em busca de FGs, estão adoecendo as pessoas. A disputa pela meritocracia coloca os servidores como adversários, acabando com sentimento de cooperação. O que não é bom para a categoria”, apontou uma das pessoas presentes.
Nos próximos dias, o Sindjus vai disponibilizar um formulário para remessa das propostas por escrito.