A direção do Sindjus e o Coletivo pela Igualdade Racial estão envolvidos na organização do Novembro Sindical Unificado Antirracista, junto a outras entidades sindicais, para a construção de atividades alusivas à luta antirracista. Neste ano, em que se completam 180 anos da traição de Porongos, que vitimou os lanceiros negros durante a revolta Farroupilha, serão realizadas atividades em Pinheiro Machado e Pelotas, no sul do Estado, nos dias 14 e 15 de novembro.
As inscrições para servidoras e servidores do Judiciário estão abertas, com prioridade para pessoas negras. Para participar, é necessário confirmar presença por meio do preenchimento e envio do formulário até o dia 30/10. O Sindjus disponibilizará um ônibus para os participantes, que sairá de Porto Alegre no dia 14 de novembro pela manhã, além de custear a hospedagem para os não residentes em Pelotas. Despesas com alimentação durante o evento serão ressarcidas (confira aqui o procedimento).
A ideia de iniciar o evento pelo Cerro dos Porongos, no municipio de Pinheiro Machado, é homenagear os lanceiros negros, homens que há 180 anos lutaram por sua liberdade e acabaram traídos e massacrados neste local, numa guerra de interesses brancos, e que nunca tiveram sua importância histórica devidamente valorizada. (Saiba mais sobre a Traição de Porongos aqui)
O evento terá palestras e rodas de conversa, além de atividades culturais e festivas (em breve, lançaremos a programação completa). Junto com o Sindjus, estão na organização da atividade CUT/Fetrafi, CPERS, Semapi-RS, Sintrajufe, Sindiserf, Sindicato do Bancários de Pelotas, Sindicato da Alimentação de Pelotas, Movimento Negro Unificado (MNU) e Policiais Antirracistas.