O Sindjus promoveu nesta sexta-feira (19), em Caxias do Sul, mais um importante momento de troca e formação, o encontro regional do Núcleo de Aposentados (NAP). A atividade contou com a participação de dezenas de servidoras e servidores aposentados da região. O principal propósito do encontro é levar informações sobre a atuação sindical e receber as demandas locais para aprimorar as lutas em defesa dessa parcela da categoria.
Representando a coordenação do NAP, Iara Besestil destacou o processo recente de reestruturação do Núcleo, a fim de organizar a luta dos aposentados e propor a ação política do sindicato com foco nos temas de interesse específico. Márcia Ferro Amaro, da coordenação do NAP e da diretoria colegiada, apresentou um panorama sobre as pautas da luta dos aposentados, com articulação nacional junto ao Legislativo e também no acompanhamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) que estão no STF e versam sobre as recentes reformas previdenciárias que penalizaram ainda mais esse segmento da população.
Em seguida, o diretor de comunicação, Marco Velleda, abordou as possibilidades de avanços para alcançar aposentadas e aposentados na negociação com o TJRS no processo de revisão do Plano de Carreira e as demais iniciativas do sindicato, como a luta pelo Auxílio Social, que já é realidade em outros estados e representa um alívio importante nos efeitos das perdas salariais. E pontuou também a importância da mobilização e da participação de todas e todos nas lutas e ações do sindicato para fortalecer as lutas.
Os encontros regionais são também etapas preparatórias para o Encontro estadual anual, realizado em novembro na capital gaúcha. O próximo encontro regional ocorre no dia 2 de agosto em Santa Cruz do Sul.
Oficina de Inclusão Digital aborda novas tecnologias e segurança dos dados
Na Oficina de Inclusão Digital, realizada na parte da tarde, o assessor do Sindjus, Lúcio Uberdan, apresentou aspectos sobre tecnologia, aplicativos digitais de serviços, relacionamentos e comunicação. Durante a apresentação, os presentes foram incentivados a utilizar seus smartphones para testar funcionalidades de plataformas como Whatsapp e Instagram.
O especialista em marketing digital também destacou exemplos e problemas de segurança e acessibilidade e mostrou dicas e ferramentas de proteção e prevenção contra fraudes e golpes. Uberdan ainda abordou temas como a Inteligência Artificial, seus usos, problemáticas e impactos sobre a realidade, o trabalho e a vida das pessoas.
A próxima oficina de Inclusão Digital ocorre na mesma data do Encontro Regional de Santa Cruz, no dia 2 de agosto. A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria de Comunicação e de Formação do Sindjus, com apoio do NAP.