O Sindjus/RS lançou nesta semana o VII Congresso Estadual dos Servidores do Judiciário (VII Conseju/RS), com o tema “Bem viver e a radicalidade de sonhar outros mundos”, que acontece entre os dias 27 a 30 de julho, em Porto Alegre.
Já está aberto o prazo para as eleições de delegados e observadores. As comarcas e locais de trabalho deverão realizar a escolha entre os dias 16 de maio e 16 de junho, conforme as orientações que constam no site do VII Conseju. Para participar é necessário que a servidora ou servidor seja sindicalizado e esteja em dia com suas obrigações financeiras.
Tema do Congresso
O Conseju ocorre a cada três anos, no entanto, não ocorreu no último período em razão da pandemia. Para este ano, além do tema proposto sobre “Bem viver e a radicalidade de sonhar outros mundos”, também terá um dia inteiro para pensar coletivamente a pauta de luta e estratégias para guiar a direção do Sindjus/RS até o início de 2024.
Conceito Bem Viver
O Bem Viver é uma filosofia em construção, e universal, que parte da cosmologia e do modo de vida ameríndio, mas que está presente nas mais diversas culturas. É um ideal de sociedade construída pelos nossos antepassados há mais de 500 anos e que até hoje não se concretizou em sua plenitude.
Está entre nós, no Brasil, como o teko porã dos guaranis. Também está na ética e na filosofia africana do ubuntu – “eu sou porque nós somos”. Está no ecossocialismo, em sua busca por ressignificar o socialismo centralista e produtivista do século 1920. Está no fazer solidário do povo, nos mutirões em vilas, favelas ou comunidades rurais e na minga ou mika andina. Está presente na roda de samba, na roda de capoeira, no jongo, nas cirandas e no candomblé.
Eixo norteador
Neste sentido, estamos apresentando o conceito do Bem Viver como eixo norteador do VII Conseju/RS: “Neste período as desigualdades aumentaram, o meio ambiente foi severamente degradado, a vida e as relações de trabalho foram duramente precarizadas dentro da lógica do novo paradigma trazido pelas novas tecnologias”, aponta o texto-base do Congresso, que será abordado a partir dos seguintes pontos:
- Justiça para quem? O bem viver como Direito Fundamental
- As lutas no campo, na floresta, na cidade e a preservação do meio ambiente no contexto do bem viver
- O papel da juventude e da experiência na organização sindical diante da tecnologia no contexto do bem viver
Cronograma
Eleição de delegados e observadores: 16 de maio e 16 de junho
Apresentação de teses: De 17 de junho a 3 julho
VII Conseju: 27 a 30 de julho